Professor Odilon Pereira ministra palestra na Bolívia

No período de 22 a 27 de setembro deste ano, o professor do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Odilon Gomes Pereira, participou do segundo encontro do Comitê Conjunto de Coordenação (CCC) do projeto Inovação de Sistemas Forrageiros Resilientes à Seca nos Vales Mesotérmicos de Cochabamba, Bolívia, no marco da Gestão Integrada de Bacias” – COTRIFOR, um projeto de Cooperação Técnica Trilateral (Brasil-Alemanha-Bolívia).  Além do Professor Odilon, pelo lado brasileiro, participaram também: Wólsfi Yuri de Souza, coordenador geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Gabriel Alves Maciel, representante do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), João Carlos Soub, da ABC, e Alice Guimarães, coordenadora da Cooperação Trilateral Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH da Alemanha, no Brasil.

Foto do grupo brasileiro (da esquerda para direita: Yuri, Gabriel, Alice, Odilon e João Soub)

Nos dias 23 e 24, parte do grupo se deslocou para os municípios de Pasorapa e Aiquile, para visitar trabalhos em andamento sobre pastagens, arbustos forrageiros, sorgo e palma forrageira. Além disso, o grupo teve oportunidade de observar diferentes pisos ecológicos característicos das regiões visitadas, bem como, o estado de conservação destes e discutir possível restauração dos mesmos pelas Instituições envolvidas.

Nos dias 25 e 26, o grupo se reuniu, na cidade Cochabamba, para discutir assuntos relacionados ao projeto COTRIFOR. No dia 25, o Professor Odilon ministrou uma palestra sobre a UFV, incluindo a apresentação de um vídeo institucional, bem como, as principais linhas de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, com destaque para aquelas da área de Forragicultura e Pastagens, área esta que foi objeto desta missão. Na oportunidade, o Professor também destacou as facilities do Departamento de Zootecnia, incluindo laboratórios e áreas para pesquisas envolvendo Pastagens, área de atuação do mesmo no DZO/UFV.

Durante a Missão, o Professor Odilon também visitou o Centro de Biotecnologia e Nanotecnologia Agroflorestal e o Centro de Investigação em Forrageiras, ambos em Cochabamba. Na avaliação do Professor, a Missão foi muito oportuna, especialmente pelo fato de revisar o Plano Operacional do Projeto. Além disso, proporcionou oportunidade para discussão sobre os trabalhos envolvendo espécies forrageiras, que se encontram em andamento, com técnicos de diferentes Instituições da Bolívia.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!