Projeto Pedagógico

O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos e está preparado para: planejar e gerenciar diferentes sistemas de produção animal, otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias socialmente adaptáveis; desenvolver pesquisas demandadas pelos problemas reais do campo; ser eficiente agente de extensão rural; assumir função docente. O Zootecnista dedica-se à nutrição, ao melhoramento e ao manejo dos animais, visando ao aumento e à melhoria da produção.

A grade curricular do curso de Zootecnia da UFV é composta de nove períodos (semestres) e as disciplinas são divididas em obrigatórias (básicas e profissionalizantes) e optativas. As disciplinas básicas obrigatórias compõem os quatro primeiros períodos do curso e as disciplinas profissionalizantes obrigatórias abrangem do quinto ao oitavo período do curso. Quais áreas são estudadas?

Nas disciplinas básicas do curso, são abordados os seguintes tópicos:
Biologia, Física, Expressão Gráfica, Matemática, Química, Metodologia Científica e Tecnológica, Estatística, Economia e Ciências dos Solos.

E nas disciplinas profissionais obrigatórias, os seguintes assuntos são estudados:

Climatologia e Bioclimatologia, Fertilidade e Conservação do Solo, Entomologia , Mecânica e Máquinas Zootécnicas, Fisilologia da Reprodução e Inseminação Artificial, Fisiologia da Digestão, Nutrição Animal geral e específicas para Monogástricos e Ruminantes, Alimentação Animal, Forragicultura, Melhoramento Animal, Produção Animal, Produção Vegetal, Ciências Sociais, Administração e Desenvolvimento Rural, Higiene Veterinária, Construções Rurais, Extensão Rural, Seminário, dentre outras.

O curso é atualizado e a grade vem sendo adaptada e melhorada de acordo com as demandas decorrentes das mudanças sociais e de mercado ocorridas. Os egressos do curso de Zootecnia da UFV estão atuando no ensino, na pesquisa e na extensão do país, razão por que se acredita que eles estejam preparados para planejar e gerenciar diferentes sistemas de produção animal, otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias socialmente adaptáveis.

Disciplinas Optativas

Para integralizar a carga horária exigida para as disciplinas optativas, o aluno do curso de Zootecnia deverá cursar, no mínimo, 120 horas de disciplinas da área de Produção de Espécie de Interesse Zootécnico (Grupo 1) e, no mínimo, 45 horas em cada um dos grupos de disciplinas nas áreas de Gestão e Empreendedorismo (Grupo 2) e Ciências Ambientais (Grupo 3). O aluno do curso de Zootecnia poderá cursar 120 horas em disciplinas de qualquer Departamento da UFV, desde que cumpridos os seus pré- requisitos, e usá-las para integralizar a carga horária em disciplinas optativas.