VII SIMLEITE: saiba como foi

O VII Simpósio Nacional de Bovinocultura Leiteira e V Simpósio Internacional de Bovinocultura Leiteira (SIMLEITE), maior evento institucional da área, no Brasil, organizado por professores e estudantes dos Departamentos de Zootecnia (DZO) e Veterinária (DVT) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), aconteceu entre os dias 10 e 12 de outubro.

Nesta edição, o SIMLEITE inovou, oferecendo um Pré-Simpósio de “Nutrição de Vacas Leiteiras” em parceria com a Agroceres, no dia 9, com temas marcantes na nutrição, como amido, fibra efetiva, aminoácidos, período de transição e a atuação do nutricionista na fazenda leiteira; e um Pós-Simpósio de “Criação de Bezerras Leiteiras” em parceria com a Trouw Nutrition, na tarde do dia 12, que abordou assuntos como dieta líquida, dieta sólida, instalações e, ainda, uma palestra prática ministrada pela doutora Marília Ribeiro de Paula, uma profissional de grande experiência na área.

A cada nova edição o evento é elogiado pela qualidade das palestras e pela organização. Os mais de 450 participantes ficaram encantados com a qualidade e desenvoltura dos 11 palestrantes nacionais e 4 internacionais, a qualidade técnico-científica das palestras e a organização. Dentre as palestras nacionais, mais uma novidade que agradou ao público foram três casos de sucesso: “Agropecuária Rex: crescimento constante focado na eficiência econômica da atividade”, ministrada pelo veterinário e administrador Luiz Alberto Botega; “Sekita Agronegócios: Integração lavoura-pecuária: benefícios de uma pecuária sustentável”, proferida por seu proprietário, Makoto Edison Sekita; e “O modelo de gestão da Fazenda Lageado”, apresentada pelo veterinário e sócio-proprietário João Paulo Santana.

As palestras de cunho científico foram as seguintes: “Vitaminas na saúde e reprodução da vaca leiteira”, primeira palestra, apresentada pelo professor José Eduardo Portela Santos, da University of Florida, nos EUA. Na sequência, Rafael Alves de Azevedo, da Empresa Alta Genetics, falou sobre a “Alta Cria como padronização nacional na criação de bezerras”. Em seguida, o tema “Uso consciente de antibióticos para tratamento de mastite” foi apresentado por Marcos Veiga dos Santos, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Ainda no primeiro dia, os médicos veterinários André Caldato e Emília Mara Rabelo Caldato, mestres em Zootecnia e proprietários da Empresa Inova Milk, falaram sobre a “Construção de Compost Barn: tradicional X túnel de vento”. Iniciando as apresentações do segundo dia do evento, José Luiz Tejon Megido, da Empresa Phibro, proferiu a palestra “O uso de tecnologias na pecuária de leite e no agronegócio: passado, presente e futuro!”. Ele foi sucedido pelo professor André Fonseca de Brito, da University of New Hampshire, nos EUA, cujo tema, não menos instigante, foi “Leite Orgânico: o Brasil compra esta idéia?”. O professor Limin Kung, da University of Delaware, nos EUA, abordou o tema “Pré-secado: uso e potencialidade”. Em seguida, Marcos Zenobi, da Empresa Balchem, tratou dos “Benefícios da suplementação de colina protegida no rúmen para vacas em lactação e bezerros”. A professora Simone Eliza Facioli Guimarães, da UFV, explanou sobre “Como a genotipagem definirá o futuro da bovinocultura leiteira?”. O último dia do SIMLEITE teve início com a abordagem fisiológica a respeito das “Inovações em saúde dos cascos”, pelo professor Elias Jorge Facury Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais. Em seguida, o tema foi “Robotizando a fazenda leiteira no Brasil”, ministrado por Rafael Martins Garcia, da Empresa DeLaval. Ele foi sucedido por Diogo Oliveira, da Empresa Danone, que falou sobre “Inovações na relação indústria produtor: construindo relações de longo prazo”.

Os 120 participantes do Pré-Simpósio de Nutrição de Vacas Leiteiras Agroceres foram agraciados com cinco palestras, quais sejam: Institucional Grupo Agroceres (Rubens Mauro Batista, Gerente Nacional Bovinos da Agroceres Multimix); Avaliação de matérias-primas na indústria animal: como a abordagem holística tem ampliado as definições de qualidade de produtos e precisão de dietas? (Filipe Zanfenari, Nutricionista de Pesquisa e Desenvolvimento da Agroceres Multimix); Formulação de dietas para vacas leiteiras com foco no balanceamento de aminoácidos para vacas leiteiras: passado, presente e futuro (Luciano Prímola, Consultor de Serviços Técnicos da Agroceres Multimix); Balanceamento de dietas para vacas leiteiras com foco nas exigências de fibra efetiva e amido como formas de potencializar a produção de leite; e Dietas de transição com impacto na prevenção e controle de distúrbios metabólico (ambas proferidas por Gilson Sebastião Dias Júnior, Nutricionista e Gestor Técnico Bovinos Leiteiros da Agroceres Multimix).

O Pós-Simpósio de Criação de Bezerras Leiteiras Trouw Nutrition teve 90 participantes

Tivemos 17 empresas patrocinadoras do evento e a participação de técnicos de empresas foi a maior de todas as edições, contando com aproximadamente 35% do público. Produtores foram 15% e estudantes os demais 50%.

Nos anais, constam 67 resumos aprovados e apresentados na forma de pôster, os quais foram avaliados durante o evento. Os três melhores ranqueados foram premiados em dinheiro.

Já estamos preparando o próximo SIMLEITE que ocorrerá em 2021 e esperamos que seja uma sucesso ainda maior que o realizado esse ano.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!