ENADE 2019

Vem aí ENADE 2019!

Esse ano o curso de Zootecnia será avaliado pelo Exame Nacional de Estudantes (ENADE). Coordenado pelo Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), orgão também responsável pelo ENEM, o ENADE avalia o rendimento dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
Assim como em 2016, a comissão assessora de área da Zootecnia conta com um representante do corpo docente da UFV (Prof. Marcio Duarte) para auxiliar na elaboração da prova a ser aplicada aos cursos de Zootecnia do Brasil a partir de itens enviados por elaboradores selecionados por edital público.
O Exame acontecerá em novembro de 2019 e é obrigatório aos concluintes do curso de Zootecnia. Informações sobre o ENADE e acesso à prova de anos anteriores (2006; 2013 e 2009) podem ser acessadas no link abaixo:

Confirmado: Zootec 2021 na UFV.

Do dia 13 ao dia 16 de agosto, aconteceu o 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia, em Uberaba/MG. O evento deste ano trás o novo modelo do Zootec: os painéis serão divididos nas grandes áreas da Zootecnia e, não mais, por espécies de animais. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Zootecnia, das Faculdades Associadas de Uberaba, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e do SEBRAE.

No dia 15/08 foram divulgadas no Instagram da Associação Brasileira de Zootecnistas as próximas sedes do evento, tendo a UFV como o destino do Zootec em 2021.

DZO – UFV promoverá o 6º ISEP em Belo Horizonte

O Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa,  promeverá de 9 a 12 de Setembro de 2019 o  “6tʰ EAAP International Symposium on Energy and Protein Metabolism and Nutrition” (6th ISEP), no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

O ISEP é realizado desde 1958 pela EAAP, ainda como International Symposium on Energy Metabolism and Nutrition. É um evento mundial consolidado sendo um dos mais relevantes na área de nutrição animal, e realizado a cada 3 anos em um país sede distitinto, sendo pela primeira vez sediado na América do Sul, no Brasil.
O evento contará com a participação de 250 pesquisadores de 22 países distintos, que apresentarão pesquisas em temas relevantes e na fronteira do conhecimento em metabolismo energético e proteico.
O público-alvo é de professores e pesquisadores na área de metabolismo  e nutrição animal.
O evento contará com o apoio do CNPq, Capes, INCT-CA, Cargill, Agroceres, Evonik, Alltech, Adisseo e Premix.

UFV recebe pesquisador da Chinese Academy of Science

O Dr. Wang Min, pesquisador do Institute of Subtropical Agriculture, da Chinese Academy of Sciences, de Hunan – China, estará realizando missão de pesquisa no DZO de 12 a 23 de agosto de 2019, na área de produção de ruminantes. O pesquisador conhecerá a infra-estrutura de pesquisa do Departamento e participará de encontros com diversos professores, no intuíto de estabelecer parcerias de pesquisa.
O Dr. Wang Min realizará apresentação do seu institutuo de pesquisa e sobre oportunidades de intercambio na China, no dia 21/08 as 16:00, no Auditório Paulo Melgaço, no DZO, aberto a toda a comunidade estudantil.

Ex-doutoranda tem artigo agraciado com a referência de “Editor´s Choice”

A veterinária Pamela Itajara Otto, ex-aluna de doutorado do programa de pós graduação em Zootecnia, teve um dos artigos científicos de sua tese de doutorado agraciado com a referência de “Editor’s Choice” na secção de genética e genômica da edição de Setembro do Journal of Dairy Science, o principal periódico internacional de divulgação de pesquisas científicas e tecnológicas em produção de Gado de Leite, sendo um dos mais relevantes jornais em divulgação internacional na área de zootecnia e produção animal, sendo a publicação oficial da American Dairy Science Association.

O Editor´s Choice é concedido em toda edição do JDS para os artigos que os editores desta revista selecionam como o de maior relevância entre os pares. Este trabalho é fruto da parceria que a docente Simone Eliza Facioni Guimarães mantém com a equipe de pesquisadores em genética e melhoramento da Embrapa Gado de Leite e com a Wageningen University of Research na Holanda.

No momento, Pamela é aluna de pós-doutorado e continua trabalhando na mesma linha de pesquisa, ainda em parceria com a Embrapa e com a Wageningen University, focando na variação genômica em produção de leite , procurando entender a contribuição dos componentes genômicos advindos das raças Gir e  Holandesa para a raça Girolando.

Resumidamente, o artigo versa sobre a variação genômica encontrada em animais cruzados para a resposta ao estresse térmico, tema atual e de grande relevância na pecuária leiteira, trazendo também perspectivas de uso de aplicação da genômica nos programas de seleção e melhoramento dos rebanhos
O título da tese da Pamela: ARCHITECTURE AND DISSECTION OF F2 POPULATION AND GIROLANDO BREED GENOME
Data de defesa: 27 de fevereiro de 2019
Orientadora: Simone E. Facioni Guimarães