Dando continuidade às atividades dos alunos da disciplina da Pós-Graduação ZOO – 627 Tópicos em Bovinos de Leite, ocorreu no dia 23 de junho o Dia de Campo “Silagem de Milho Reidratado para Vacas de Leite: Uma Estratégia para Produção de Leite”. O evento contou com a presença cerca de 15 produtores locais além de gerentes pecuários, profissionais e estudantes. Estiveram presentes em torno de 60 pessoas entre organizadores, palestrantes e público.

Contando com o apoio da empresa Sementes Biomatrix, do Grupo Agroceres e da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gado de Leite (UEPE-GL), foram realizadas 4 estações com palestras teórico-práticas. A primeira foi ministrada pelos alunos Rafael Augusto Ribeiro de Almeida e Jéssica Marcela Vieira Pereira intitulada: “Conhecendo o Sistema de Produção de Leite UEPE- GL” onde os participantes puderam conhecer de perto os animais desde a cria até a lactação, alimentação e ordenha da UEPE-GL como forma introdutória aos sistemas de produção de leite.

Após esse momento, o público foi dividido entre duas estações: “Cultivo de Milho e Híbridos Recomendados” e “Processo de Reidratação e Ensilagem” ministradas pelos representantes Biomatrix João Henrique Carvalho de Souza, Paulo Roberto Rodrigues Júnior e Bruno Lima Soares. Nestas estações foram discutidos os fatores a serem considerados na escolha dos híbridos de milho para grão, silagem de planta inteira, silagem de grão úmido e de grão reidratado, foi demonstrado como fazer os cálculos para reidratação de milho visando adequada fermentação, além de realizado o processo de reidratação e ensilagem, com posterior abertura de um silo de milho reidratado já pronto para discussão das características visuais de uma silagem bem confeccionada.

Depois de um espaço para descontração e entrosamento entre alunos, palestrantes e profissionais, todos foram convidados a se reunir na última estação intitulada “Aplicação e Resultados para Vacas em Lactação”. Nesse ponto, todos puderam expor suas experiências e tirar as dúvidas sobre o processo de ensilagem de milho reidratado, que é uma nova tecnologia emergindo no país prometendo uma forma estratégica de compra e armazenamento do grão e possibilitando o aumento na produção leiteira para vacas de alto nível produtivo. Esse compartilhamento de informações foi de suma importância para os alunos, pois eles puderam ter acesso a pontos de vista variados dos profissionais e produtores que estão no campo e aplicam as tecnologias geradas nas universidades e empresas.

A programação foi encerrada com o sorteio de brindes da Sementes Biomatrix e com o fornecimento dos certificados pela comissão organizadora composta pelos doutorandos em zootecnia Camila Andressa Silva de Oliveira, Gutierrez José de Freitas Assis, Herlon Meneguelli Alhadas e Igor Lima Bretas. O evento também contou com o apoio de Marcos Vinicius Carneiro Pacheco na arte e emissão de certificados, de Marcelino Soares da EMATER- Viçosa na divulgação, e foi realizado sob a supervisão dos docentes Polyana Pizzi Rotta e Marcos Inácio Marcondes.