No último dia 16 os alunos da disciplina da Pós-Graduação ZOO – 627 Tópicos em Bovinos de Leite promoveram o 1º Dia de Campo, com o tema “Criação de Bezerras: Um Investimento com Retorno Garantido”. O dia foi direcionado a alunos e produtores rurais, e contou com três palestras na sua programação: Efeitos do Manejo no Pré-Parto – com Henrique Castro Rezende Fontes que é Assistente Técnico da Soma, Colostragem e Manejo de Bezerras até o Desmame – com Paulo César Amorim que é Mestrando e Manejo Sanitário e Instalações para Bezerras – com Antônio Roberto Rodrigues Mira Jr., que é Promotor Técnico da Bayer.

Cerca de 60 pessoas assistiram as apresentações divididas em 3 estações, com o intuito de organizar melhor a dinâmica e proporcionar uma atividade mais completa para os participantes, que se dividiram em grupos fazendo rodízio para assistir às palestras. Dessa forma, o Dia de Campo proporcionou aos alunos a experiência de organizar um evento de médio porte, agregando experiência e conhecimento.

O assunto abordado foi escolhido pelos discentes a partir de uma deficiência identificada na produção de leite local. Foi levada aos produtores a conscientização da importância dos cuidados com as vacas pré-parturientes e com as bezerras, mostrando as influências da cautela no manejo destas para a obtenção de bons resultados futuros.

As palestras contaram com profissionais que trouxeram informações e conhecimentos técnicos atuais sobre a cria de bezerras leiteiras, as parcerias foram escolhidas de modo a agregar benefícios e proporcionar uma compreensão mais ampla a todos. A matéria é lecionada pelos docentes Polyana Pizzi Rotta e Marcos Marcondes, que contribuíram orientando o processo de organização. O Dia de Campo contou com o patrocínio da Bayer e da Soma, que também cederam dois profissionais que palestraram para os participantes.