No último dia 20, o Professor do DZO – UFV Marcio Duarte ministrou uma palestra no Animal Breeding & Genetics Seminar do Departamento de Ciência Animal da Iowa State University (ISU) – EUA. A apresentação intitulada “Understanding the skeletal muscle development to improve the quality of meat” teve por objetivo expor os resultados de pesquisa liderado pelo referido professor e o Grupo de Pesquisa sobre Nutrição Gestacional e Programação Fetal, do qual ele é um dos líderes, visando a possibilidades de novas parcerias entre as instituições.

Na oportunidade, o docente pode discutir resultados de pesquisa em andamento com o Dr. Nicola Serão, que é ex-aluno da pós-graduação em Zootecnia da UFV e atualmente professor de Genética e Melhoramento Animal da ISU. A colaboração entre os pesquisadores teve início em 2010, e já conta com 10 publicações em revistas científicas de alto impacto na área de Ciência Animal.

O trabalho conjunto mais recente foi liderado pela estudante de mestrado Letícia Sanglard, e tem como tema: Impactos da Nutrição Materna Durante o Terço Final de Gestação Sobre o Transcriptoma do Tecido Muscular Esquelético e Sanguíneo da Progênie em Bovinos de Corte. Letícia é graduada em Medicina Veterinária pela UFV, iniciou na carreira científica ainda na graduação, sendo orientada pelo Professor Marcio Duarte em um Projeto de iniciação científica da FAPEMIG nos últimos dois anos de sua formação. A estudante contribuiu efetivamente na condução de dois estudos sobre biologia muscular, publicados recentemente em revistas científicas da área.

Sob orientação de Serão e co-orientação de Marcio Duarte, Letícia defendeu sua dissertação de mestrado em Animal Breeding and Genetics pela ISU, possibilitando a presença do co-orientador como membro da banca. A mestranda se juntou à equipe do orientador na ISU em 2016, quando iniciou sua pesquisa que será publicada na revista BMC Genomics nos próximos meses.