LabTec amplia a realização de testes COVID-19

O Campus UFV/Viçosa tem credenciado na REDE COVID-19 da Secretaria de Saúde de MG quatro laboratórios para a testagem e o diagnóstico do vírus SARSCoV2 por meio da técnica de RTqPCR, entre eles  o Laboratório de Biotecnologia Animal do Departamento de Zootecnia (LABTEC). Todos os laboratórios da Rede são certificados como nível de segurança NB2, atendendo a rígidos protocolos de proteção individual, visando a proteção de sua equipe e de toda comunidade.

O DZO é protagonista dentro da REDE COVID-19/UFV, com a relevância dos serviços prestados à rede pelo Laboratório de Biotecnologia Animal. Por sua estrutura ampla e compartimentalizada, o mesmo permite a que as atividades sejam separadas em diferentes salas, sendo um espaço bastante adequado para o isolamento de espaços dedicados ao trabalho de diagnóstico viral. O Laboratório conta, entre outros equipamentos de alta qualidade, com robô automático para extração de ácidos nucleicos (KingFisher Flex 96, adquirido anteriormente pelo DZO com recursos de projetos FINEP), cuja utilização tem proporcionado grande processividade à Rede UFV. Após a extração do RNA de todas as amostras diárias advindas das 68 cidades que a Rede COVID-19/UFV atende, este material é distribuído aos demais laboratórios da Rede que juntamente com o LABTEC, executam as reações de PCR em tempo real, para o diagnóstico da SARSCoV2.

O apoio institucional tem proporcionado a manutenção e a compra de equipamentos assim como a melhoria da estrutura dos laboratórios, permitido que a UFV expanda suas ações na rede mineira de diagnósticos, e esteja preparada para receber um número de amostras maior que o inicialmente planejado.  A posição geográfica da UFV e sua infraestrutura de excelência, somada ao treinamento e ao comprometimento de seus recursos humanos, reafirmam o papel social relevante do Departamento de Zootecnia e da Universidade Federal de Viçosa no combate a pandemia na Zona da Mata Mineira.