O professor Paulo Campos, do Departamento de Zootecnia da UFV, integrou equipe de pesquisadores que discorreu sobre Os Efeitos dos Desafios Ambientais na Produção De Suínos, em evento na Ásia. Além do docente do DZO, o grupo foi composto pelos pesquisadores Dr. David Renaudeau e Dra. Nathalie Le Floc’h, do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA, França), e Yanrui Neil Qiao e Sarah Cervantes-Pahm, (Elanco, China).

O evento consistiu em um Tour Técnico-Científico no qual os palestrantes visitaram três países: Coréia do Sul, Vietnã e Tailândia. O Prof. Paulo, em específico, abordou os Efeitos do Estresse por Calor na Saúde e Função Intestinal de Suínos.

De acordo com o pesquisador, o Brasil investe ativamente na avaliação dos efeitos das altas temperaturas na fisiologia e metabolismo de suínos. Portanto, possui conhecimento e tecnologias que contribuem para melhoria do desempenho produtivo e reprodutivo dos animais de produção em regiões de clima tropical. Ressalta ainda a necessidade de adaptação dos sistemas de produção a um cenário de mudanças climáticas no qual os animais serão expostos, cada vez mais, a condições de estresse por calor e desafios sanitários. Neste contexto, existe uma demanda global para o desenvolvimento de estratégias para mitigação dos efeitos negativos desses fatores.