A Universidade Federal de Viçosa será homenageada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (ACGHMG), através do prêmio Melhores de Minas, como um dos melhores criadores associados do estado. A solenidade será em Belo Horizonte, no dia 22 de junho de 2018. Esta é a vigésima edição do evento, que reúne todos os anos criadores, expositores, parceiros associados e profissionais vindos de todo Brasil.

O “Melhores de Minas” é um dos maiores eventos da raça Holandesa de Minas Gerais e tem como propósito condecorar os criadores da raça que se destacaram no ano anterior com bons resultados obtidos através do Controle Leiteiro e da Classificação Linear. A categoria de premiação em que a UFV está sendo condecorada é “Classificação Linear  – MB 1° Parto” que se refere a uma avaliação morfológica do animal, nesse caso, uma vaca que faz parte do rebanho do DZO e foi avaliada pela ACGHMG, obtendo a classificação Muito Boa (MB), que abrange vacas com notas entre 85 e 89 pontos.  A Universidade Federal de Viçosa é o único orgão público a receber tal homenagem este ano.

O animal avaliado, pertence a Unidade de Pesquisa e Extensão em Gado de Leite (UEPE – GL), que faz parte do Departamento de Zootecnia da UFV. A UEPE-GL é uma unidade de produção de bovinos de leite criados em sistema de confinamento para proporcionar aos alunos contato direto com a prática de campo.