O canal Ruminando Ciência foi criado pelo graduando do Departamento de Zootecnia Lázaro Henrique, e é parte de seu projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O discente tem como objetivo desmistificar aspectos da Zootecnia e promover a profissão através da divulgação científica. Seus vídeos foram publicados as quartas-feiras no canal, e as estatísticas e interações na plataforma serão usadas como parte do seu projeto.

Tendo como tema “Divulgação científica como ferramenta para desmistificar a zootecnia e promover a profissão”, o TCC é orientado pelo professor Marcos Marcondes e contou com o auxílio da doutoranda Erica Schultz.

Percebendo a carência de vídeos e mídias voltadas para a divulgação de assuntos voltados à Zootecnia, Lázaro está aproveitando a sua experiência com filmagem e na produção animal para fazer algo novo e de importância social. Além de ser parte de um Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno utiliza a plataforma de vídeo como forma de aproximar o conhecimento científico da sociedade.

O futuro Zootecnista pretende continuar com as atividades no canal, porém com menor frequência e destaca: “O diploma de todo aluno será igual, o que fará diferença na vida do profissional é como ele viveu a graduação, por isto é bom ser diferente, ter um bom coeficiente, participar de algum projeto de extensão como Empresa Júnior, Centro Acadêmico ou Família do Leite. Participar de grupos de estudos, eventos acadêmicos, estágios ou trabalhos fora da universidade.”