No dia 20/12/2017, o Departamento de Zootecnia da UFV firmou uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em Uberaba – MG. A Associação cederá em 2018 cerca de 70 novilhas da raça para a Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bovinos a Pasto. O rebanho ficará nas dependências da UFV e será utilizado em pesquisas nas áreas de melhoramento genético, produção, reprodução e nutrição. As novilhas serão cedidas por associados da Girolando, que terão direito de receber futuramente embrião do animal cedido.

A parceria prevê pesquisas no Centro de Performance Girolando, em Uberaba com os animais participantes da 6ª Pré-Seleção de Touros Girolando. Os estudos serão na área de reprodução, já na competência de Ensino é prevista a participação de alunos da UFV nas atividades do CPG. A parceria inclui a participação da Girolando em dois Projetos de Extensão da UFV um deles é o “Família do Leite”, que é voltado para o treinamento dos alunos com o objetivo de prestação de assistência técnica a produtores rurais da região de Viçosa. Os estudantes que participam do Projeto, agora também serão capacitados em relação a raça Girolando. A tradicional “Semana do Fazendeiro” também será beneficiada por essa parceria, o evento anual, que reúne mais de 3 mil pessoas contará a partir de 2018 com cursos sobre a raça de bovinos.

A assinatura do contrato entre a Girolando e a UFV ocorreu na sede da entidade, em Uberaba. Estiveram presentes o Presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, o Superintendente Técnico Leandro Paiva, o Coordenador Operacional do PMGG Marcello Cambranelli, do Supervisor Técnico do PMGG Gustavo Gonçalves, da Professora de Melhoramento Genético Animal do DZO Simone Eliza Facioni, da Professora De Gado de Leite do DZO Polyana Pizzi Rotta, do Professor de Reprodução Animal do DZO José Domingos Guimarães e da Aluna de Doutorado da UFV Denise Silva Okano.

Foto: Reprodução Girolando