No dia 29/11, o Núcleo de Estudos em Gado de Corte e Qualidade de Carne (NECORTE) promoveu, em parceria com a Alta Genetics, o curso “O poder das avaliações genéticas”. No Sábado dia 02/12 realizou uma viagem a uma fazenda de cria, que trabalha com o sistema de integração tipo Silvipastoril, em Coronel Pacheco.

O curso foi realizado em duas etapas: a primeira ocorreu no turno da tarde do dia 29/11 na UEPE-GC/DZO-UFV. Ministrada pela Zootecnista e técnica de Corte da Alta Fernanda Borges, que abordou os principais aspectos na seleção de matrizes para entrarem na estação de monta, levando em consideração o fenótipo como ponderador na escolha dos melhores animais. A outra palestra foi ministrada a noite pela técnica, já no Departamento de Zootecnia, onde foi possível discutir o ganho genético da pecuária de corte brasileira quando se realiza a seleção do rebanho. . O curso contou com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária da UFV e Univiçosa.

Na manhã de sábado do dia 02/12, o grupo saiu com destino à Fazenda Triqueda em Coronel Pacheco, onde puderam conhecer um pouco do sistema Silvipastoril desenvolvido pelo proprietário Leonardo de Oliveira Resende e colaboradores. O projeto desenvolvido na propriedade, busca atender uma demanda cada vez maior por carnes nobres e por madeira de plantios renováveis (com a preservação das florestas nativas). A fazenda adota modelos de gestão sustentável focados em alcançar níveis de qualidade e lucratividade com responsabilidade ambiental e social.

O NECORTE agradece a colaboração de todos e conta com a presença dos participantes no próximo ano!