No primeiro dia de SIMLEITE as palestras começaram as 8:45, com a Dra. Robin White da Virginia Tech University, falando sobre os Impactos de um mundo sem animais na alimentação das pessoas”. Em seguida, vindo da University of Van Hall Larenstein, o Dr. Robert Baars apresentou suas propostas de “Como desenvolver a cadeia produtiva do leite no Brasil: exemplos da América Central e África”, apresentando números e possíveis soluções para essa área.

Após uma pausa merecida para o almoço, foi a vez do Dr. William P. Weiss, palestrando sobre ”Atualização das exigências de vitaminas e minerais para gado de leite”, o Dr. Weiss é da Ohio State University. Logo após, o Dr. Mark Hanigan, da Virginia Tech University  ministrou uma palestra sobre “Atualização das exigências de proteina para o NRC (2017)]’’.

Dando continuação ao evento, o Dr. Marcos Marcondes, Chefe e Professor do Departamento de Zootecnia da UFV discorreu sobre a “Suplementação energética vs proteica para bovinos de leite sob pastejo”.  Vindos de empresas, o Sr. Ricardo Bertola (Alta Genetics) e o Dr. Carlos Antônio Carvalho (Biotran) falaram sobre “Planejamento genético de uma propriedade leiteira” e “Perspectivas de uso de FIV e TE em fazendas de menor potencial econômico”, respectivamente.

As palestras contam com um tradutor, que simultaneamente a fala dos palestrantes reproduzem o seu conteúdo em português ou em inglês. O dia de abertura foi um sucesso, reuniu uma média de 408 expectadores e foi encerrado no “Boiaderus”, em uma festa de cultura caipira. O agradecimento vai para todos os envolvidos na organização, para os palestrantes e participantes!