Foi realizado em Xining, Qinghai Province, China entre os dias 27 e 30 de agosto The Sixth International Conference & Fist Qinghai Yak Industry Conference. O evento visa a troca de experiências e informações entre a universidade e a indústria, além de produtores e estudantes sobre a produção de Yak (Bos grunniens) no mundo. Os professores do Departamento de Zootecnia Cláudia Batista Sampaio e Márcio Duarte foram convidados para ministrar as palestras “Profile of beef cattle industry and production systems in Brazil” e “Effects of maternal nutrition during gestation on beef cattle production”, respectivamente.

A participação dos docentes teve como objetivo apresentar informações sobre a produção de carne bovina no Brasil. Sobre os sistemas de produção, aspectos científicos ligados a programação fetal e sobre o sistema de exigências nutricionais BR-CORTE 3.0, visto que não existe sistema estabelecido para Yaks.

Além do evento, Claudia e Márcio foram convidados para conhecer a Academy of Animal Sciences da University of Qinghai. Assim puderam ver de perto a força dos Chineses no que se refere à estrutura científica, com laboratórios para pesquisas de forma a aperfeiçoar a produção de Yak na China, que é o principal mercado de importação da carne bovina brasileira.