No dia 6 de junho, os alunos da disciplina ZOO 415 (Equideocultura) e estagiários da UEPE – Equideocultura, realizaram uma visita técnica ao Haras Laglória na Fazenda Salgada em Itaperuna-RJ. A excursão foi realizada sob os cuidados da professora Yamê Fabres e do zootecnista responsável pelo setor de Equídeos da UFV, Cristian Teixeira.

No Haras, os alunos foram recebidos pelos médicos veterinários Gilberto Guimarães e Carlos Mattos, que contaram toda a história do local e mostraram a infraestrutura, manejo e animais de destaque no cenário brasileiro de propriedade do Haras Laglória. O haras abrange duas propriedades, a Fazenda Salgada (sede em Itaperuna – RJ) e a Fazenda Cachoeira (sede em Muriaé – MG) e é um criatório tradicional do Mangalarga Marchador, que vem produzindo diversos animais de destaques no cenário brasileiro. Ao longo de sua história, inúmeros títulos nacionais foram conquistados e, por isso, se tornou uma das maiores referências na criação do cavalo Mangalarga Marchador atualmente no país.

A propriedade ainda abriga construções do período colonial, como uma igreja e uma escola municipal, que hoje atendem à comunidade que ali vive. Recentemente, algumas construções foram restauradas e modificadas, como galpões e baias com a finalidade de alojar animais de grande interesse zootécnico. Além disso, diversos piquetes, divididos conforme a categoria animal, foram visitados pelos alunos.

Entre os animais de destaques apresentados aos estudantes, três cavalos são recentes campeões nacionais: o garanhão Laglória Bilaro, sua filha Juventude L2, também campeã nacional, e a égua Reitora Elfar, que se consagrou Campeã das Campeãs de Marcha e Grande Campeã Adulta da Raça na Nacional do Mangalarga Marchador em 2017. Além desses animais, o premiado garanhão El Negro da Cachoeira e filhos do renomado garanhão Malibu de Santa Terezinha foram apresentados aos estudantes.

Além do manejo rigoroso, específico à finalidade do indivíduo, os animais de pista são exercitados no passo, marcha ou galope diariamente em um carrossel automático, que comporta 6 cavalos ao mesmo tempo. Após o intenso treinamento, os animais são cuidadosamente colocados em um recinto preenchido com água gelada para prevenir lesões e acelerar a recuperação física.

Durante a visita, os veterinários também demonstraram como funciona o manejo reprodutivo do haras e a infraestrutura destinada a esse serviço, contando com troncos de palpação, manequim para coleta de sêmen e laboratórios para manipulação de sêmen e embriões. Por ano são produzidos cerca de 120 embriões, sendo este o carro-chefe do Haras Laglória, uma vez que é graças a venda de produtos, sêmen e embriões em seus três leilões anuais que as duas propriedades são mantidas de forma rentável.

Os alunos puderam ver na prática o que aprenderam na teoria e o retorno da visita técnica proporcionou uma reflexão e a conclusão de que é possível produzir cavalos no Brasil de maneira eficiente e lucrativa por meio do investimento em genética, sanidade, manejo eficiente, infraestrutura adequada e profissionalismo.