O professor Arele Calderano lançou com Rosana Cardoso Maia o Livro “Formulação de Rações para Frangos de Corte – Convencionais e Caipiras”, na 88ª Semana do Fazendeiro da UFV. A publicação é direcionada a pequenos e médios produtores de frangos convencionais ou caipiras, bem como a alunos dos cursos técnico em agropecuária e de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia os quais desejam aprender os conceitos básicos e métodos para formulação de rações.

No livro são apresentadas informações sobre os conceitos básicos na nutrição de frangos de corte, sobre os principais alimentos utilizados nas rações e suas limitações de uso e sobre as exigências nutricionais das aves.  Além disso, são descritos os métodos utilizados para a formulação de rações, com respectivos exemplos práticos para facilitar o entendimento do leitor.

Segundo o professor Arele, o sentido de lançar o livro na semana do fazendeiro é atender o público do evento, que são pequenos e médios produtores com o objetivo de ajuda-los na alimentação dos seus animais, melhorar a sua renda e levar conhecimento em uma linguagem simples e acessível para os leitores. Desta forma, os produtores têm acesso conhecimento produzido na Universidade e a função social dos investimentos é cumprida, gerando impacto positivo na sociedade e dando retorno para a sociedade das produções científicas da UFV.