No dia 09/o8 aconteceu no Departamento de Zootecnia o ABCZ Day, que teve como foco divulgar a importância do melhoramento genético de bovinos e das raças zebuínas no Brasil, além de possibilitar o acesso à informação sobre a estrutura, as atividades e os programas desenvolvidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A ABCZ busca promover o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, por meio do registro genealógico, do melhoramento genético e da promoção das raças zebuínas.

O evento contou com quatro palestrantes, Ednira Gleida Marques, Luiz Antônio Josahkian e Eric Luís Marques da Costa, Fábio Eduardo Ferreira e Roberto Winkler. Em torno de 150 pessoas participaram, dentre elas profissionais, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Biologia e Agronegócio. As palestras possibilitaram a ampliação do conhecimento acerca do melhoramento genético de bovinos, bem como interagir com profissionais de Zootecnia e Medicina Veterinária que trabalham diariamente com pecuaristas.

Os responsáveis pela realização deste foram: o Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento Animal (GDMA), Centro Acadêmico de Zootecnia (CAZ), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Departamento de Zootecnia (DZO).