Histórico Pós-graduação

A Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve seu início em 1962, em nível de mestrado, e, em 1972, em nível de doutorado, completando no ano de 2012, 50 e 40 anos, respectivamente, sendo ambos os programas, pioneiros na área de pós-graduação em Zootecnia no nosso país.

O curso nos níveis citados vem sendo avaliado em sua estrutura acadêmica e sistematicamente redirecionado para atender as necessidades atuais e futuras da ciência zootécnica, sendo merecidamente credenciado e habilitado pelo Conselho Federal de Educação (CFE). Nas avaliações da CAPES, a pós-graduação em Zootecnia, obteve a nota 7 nos triênios 2004-2006, 2007-2009 e 2010-2012, sendo reconhecida nos meios acadêmicos e de pesquisa entre as melhores do Brasil.

O programa tem por objetivo a formação de uma massa crítica de recursos humanos, altamente qualificada, habilitada e capaz de desenvolver projetos que visem solucionar os problemas da área zootécnica. A coerência entre os objetivos do programa, de sua área básica e as pesquisas realizadas, mostra que os professores, pesquisadores e técnicos, procuram se integrar e se empenham na busca, cada vez maior de novos conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento da Ciência Animal.

O programa tem contribuído de maneira marcante na formação de recursos humanos para pesquisa e docência que hoje formam a base de vários Programas de Graduação e Pós-graduação da rede particular e pública, altamente conceituados e também pesquisadores que ocupam lugares de destaque nas principais empresas e indústrias do setor agropecuário do país.